ECOSSISTEMA DE STARTUPS NO SUL DO PAÍS

1.448 startups mapeadas! Esse é o número de empresas registradas pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) até o momento. Segundo a entidade, a região está em segundo lugar no ranking no número de iniciativas do ecossistema, ficando atrás apenas da região Sudeste (4.692). Em terceiro temos Nordeste (629), Centro-Oeste (498) e Norte (268).

Do total do número de startups no Brasil, 10.172 (e crescendo), 7.48% são referentes a área de Educação; 5.44% Outros; 3.52% Finanças; 3.33% Negócios; e 3.07% Varejo / Atacado. Tais dados apontam alguns caminhos que parecer ser mais promissores para quem deseja se arriscar e ter o próprio negócio.

Como uma das regiões que mais respira inovação, o Sul do país tem ganhado destaque por sua força de comunidade. Segundo Brad Feld, empresário americano e autor do livro “Startup Communities”, algumas características fazem com que uma comunidade se destaque, sendo interação com o governo, disponibilidade de capital, cultura, suporte, talento e mercado.

Um ponto interessante da região é a diversidade de ideias. Dentre healthtechs, edtechs, cleantechs e até as famosas de agtechs, há oportunidade de empreendimento e emprego para os mais diversos tipos de interesse. Para se ter uma ideia, ao final de 2018, o SEBRAE RS listou 15 startups gaúchas que devem chamar atenção em 2019. Algumas delas são: Donamaid (plataforma online para agendamento de limpezas residenciais e comerciais com a expansão mais acelerada do Sul do Brasil); Eirene Solutions (empresa focada no desenvolvimento do futuro do maquinário agrícola, como robôs autônomos e tecnologias inteligentes de pulverização com tecnologia totalmente nacional, e ocupa a terceira posição no ranking organizado pelo 100 Open Startups); James tips (uma solução de Inteligência Artificial especializada em identificar os padrões de consumo para otimizar os estoques por meio de um planejamento de vendas e compras mais assertivo, reduzindo rupturas e excesso de produtos), entre muitas outras.

Por fim, o ecossistema da região também se destaca por ser provocativo na interação entre iniciativas privadas e públicas, com ações e programas que apoiem as startups, como é o caso do Aliança pela Inovação, o Poá Inquieta, o Instituto Caldeira Inovação. Além disso, há o fomento ao Programa Startup RS, que já atendeu mais de 180 startups, fortalecendo todos os pontos da cadeia de empreendedores locais.

Ah, só mais uma coisa: como estamos sempre de olho no ecossistema, em breve estaremos com uma unidade da PiaR para atender a região. Aguardem.

Acesse as principais
Técnicas empreendedoras

Feito com  em Gramado
2019 ©Todos os direitos reservados