Donamaid, a “Uber dos Diaristas”, é uma solução para boa contratação de faxineiros

Plataforma foi criada por estudantes universitários: residindo em repúblicas, viviam tendo problemas na hora de contratar pessoas para limpar e arrumar as moradias. Crescendo pelo Brasil, saindo do Sul em direção ao Norte, já atende diversas cidades do Estado do Rio Grande do Sul, Estado de Santa Catarina e Estado do Paraná.

Startup brasileira sonhando em unicorniar

Encantam as surpresas encontradas em um evento voltado à promoção de startups. São inúmeras as variedades de negócios propostos pelas empresas ali participantes, sempre traduzidos em soluções muito criativas — oferecidas, em maioria, por grupos de jovens.

Antes de seguir, um parêntesis: startup é uma firma iniciante, mesmo não sendo de base tecnológica, atuando em ambiente de incertezas, mas criando negócios em condições de crescer de modo uniforme, repetível e sustentável. O termo nasceu das “empresas.com”.

Novo parêntesis: presença de startups em feiras de negócios voltadas a elas — como a Gramado Summit — visa buscar investidores capazes de, injetando recursos, dinamizar o negócio numa escala possível de transformá-las no mito da nova economia: unicórnio.

Parêntesis final: unicórnio é o apelido dado às companhias baseadas no uso intensivo de tecnologia cujo valor avaliado pelo mercado supera o montante do milhão de dólares. No Brasil, até agora, poucas alcançaram este patamar, mas essa realidade está mudando.

Síntese de novo olhar sobre velho problema

Voltando às surpresas do parágrafo inicial, o universo cobre ideias das mais simples às mais complexas, inéditas ou não. E sintetizam novos olhares para mercados disponíveis a qualquer um. É o caso da Donamaid, a “Uber dos Diaristas”, pois envolve as faxinas.

Apesar da Denominação Social em descordo com o politicamente correto dos dias de hoje — com termos em Português e Inglês associados à atividade, ambos femininos, quando mais e mais homens atuam no setor —, a proposta oferecida é bem interessante.

Às mãos dos usuários, ela se mostra como aplicativo — ou plataforma — para contratar faxinas destinadas a ambientes comerciais ou residenciais. Os serviços são prestados de acordo com a necessidade de cada um, podendo ser de apenas uma hora ou todo um dia.

A contratação é fácil, rápida e segura. No valor fechado, estão cobertos todos os custos envolvidos no processo. Começa pelos serviços dos profissionais, parceiros Donamaid, escolhidos pelo contratante — com a visualização das referências de clientes anteriores.

À remuneração, a partir do tempo necessário informado, são somados os valores dos produtos de limpeza — lista de insumos padrão também está disponível —, transporte ida e volta à casa ou empresa e alimentação, caso o período de trabalho seja prolongado.

Criada por estudantes vivendo em repúblicas

Os criadores dessa solução interessante são três estudantes da Universidade Federal da Cidade de Pelotas, situada a Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao litoral Sul da Lagoa dos Patos: Janine Schneider, Luiz Gilberto Camargo e Ruben Pacheco.

Vivendo em repúblicas estudantis, tinham problemas na contratação de diaristas para a limpeza da moradia. Confiando nas dicas de terceiros, desconhecendo antecedentes das pessoas, acabavam tendo problemas, precisando repetir seguidamente o processo.

Eles viram na criação do aplicativo a solução definitiva para pôr ponto final nesse tipo de aborrecimento. Pela ferramenta, podem contratar profissionais diferentes a cada vez ou fechar um contrato tipo assinatura, saída cada vez mais comum no ambiente digital.

Lançado no início de 2017, foi escolhido para integrar a sexta turma do Startup-RS, um programa de aceleramento de iniciativas como essa da seccional Estado do Rio Grande do Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas — Sebrae-RS.

— A Donamaid foi das três melhores iniciativas daquele grupo. Aproveitando muito bem a nossa mentoria, refinou seu público-alvo e começou a crescer de maneira bem rápida — diz João Antônio Pinheiro Neto, gestor dos projetos incubados na Startup-RS.

Apoios da Wow Aceleradora e Governo Federal

Aquela participação gerou duas conquistas fundamentais para a expansão do negócio: apoio da Wow Aceleradora de Startups, investindo R$ 150 mil, e do Programa Startup Brasil, do Governo Federal, destinando R$ 200 mil de incentivo financeiro à empresa.

O capital permitiu à Donamaid ampliar e qualificar o quadro de colaboradores e partir para atender novos mercados. O processo de expansão é baseado apenas na promoção on-line, através das redes sociais, com seus clientes fazendo propaganda boca-a-boca.

Expandindo-se lentamente, em processo visando sua sustentabilidade, pelo Estado do Rio Grande do Sul, além da Cidade de Pelotas, atende Cidade de CanoasCidade de Caxias do SulCidade de Porto AlegreCidade de Rio Grande e Cidade de Santa Maria.

No Estado de Santa Catarina, a Cidade de Joinville; e, no Estado do ParanáCidade de CuritibaCidade de Londrina e Cidade de Maringá. Em algumas delas, cobre apenas alguns bairros. Por isso, é preciso acompanhar sua expansão pelo aplicativo ou pelo site.

Crescimento sustentável, presença em três Estados

— Na Donamaid, a regulação do mercado é em mão dupla. O contratante escolhe o prestador baseado no melhor horário para ele e por avaliações e limpezas realizadas. E o contratado aceita a partir de avaliações sobre o contratante — revela Janine Schneider.

— Por outro lado, o prestador do serviço tem a garantia de sua remuneração em até 48 horas após executar o trabalho. Isso, independentemente de o contratante quitar ou não aquele compromisso assumido com nossa empresa — esclarece Luiz Gilberto Camargo.

— Nós só trabalhamos com profissionais formalizados. Eles precisam estar cadastrados como Microempreendedores Individuais, sendo capazes de emitir Nota Fiscal para seus clientes, além de garantir direitos junto à Previdência Social — informa Ruben Pacheco.

O credenciamento de prestadores de serviços pela Donamaid obedece a uma série de procedimentos. Além da confirmação da validade dos documentos informados, e uma entrevista por videoconferência, é feita uma completa verificação dos seus antecedentes.

Os procedimentos para se cadastrar como prestador de serviços ou contratante e normas para a utilização dos serviços estão disponíveis em conteúdo de texto acessíveis tanto pelo site quanto pelo aplicativo — infelizmente, ainda com versão apenas para Android.

_

Este post foi produzido pelo jornalista João Zuccaratto em função da participação na Gramado Summit,  entre os dias 31 de julho a 2 de agosto de 2019, com apoio da Brocker Turismo e Rede Laghetto de Hotéis.

Feito com  em Gramado
2019 ©Todos os direitos reservados