Conheça o i9, um projeto gaúcho para fortalecer o empreendedorismo


Quando quatro estudantes da Universidade Federal de Santa Maria retornaram de um intercâmbio nos Estados Unidos, onde estiveram em contato com as ligas de universidades norte-americanas e vivenciaram a experiência de gerar, estruturar e pôr em prática ideias, ao mesmo tempo que entravam em contato direto com grandes empreendedores e o mercado de trabalho dentro e fora do ambiente acadêmico, eles perceberam a necessidade e a oportunidade de implementar esse projeto em Santa Maria. Assim nasceu a i9 Liga de Empreendedorismo, uma organização gerida por jovens estudantes que tem por objetivo promover e fomentar o empreendedorismo entre os jovens, como ferramenta de transformação da sociedade, e possibilitando um mergulho no mundo real logo cedo.

O início se deu em março de 2016, quando, ao final do ano, foram considerados a melhor liga universitária do Brasil – liga diamante - no programa de incubação de ligas (Confederação Nacional de Ligas Universitárias). Hoje o projeto abriga mais de 30 estudantes que, juntos, buscam crescer, impactar a sociedade e realizar os próprios sonhos.

"Acreditamos que a inspiração é aquilo que nos tira a inércia, que nos motiva a pensar fora da caixa, que nos estimula a entrar em movimento, a aprender de forma constante e inovadora, buscando conhecimento e descobrindo caminhos diferentes a cada curva que a jornada empreendedora nos proporciona. Agindo de maneira íntegra e concreta, guiados por metas, buscamos promover a mudança e construir uma sociedade mais justa, com base no trabalho e na experiência, gerando um ecossistema novo dentro do âmbito universitário", comenta a equipe do projeto.

A i9 realiza palestras, mentorias, treinamentos e eventos baseados em três pilares: inspiração, aprendizado e ação. Com o Outliers, levam a cidade de Santa Maria empreendedores de sucesso que tiveram a coragem de fazer diferente para compartilharem as histórias inspiradoras de suas trajetórias profissionais. Além disso, promovem o Desafio i9, uma competição de negócios que ajuda jovens a tirarem suas ideias do papel e desenvolverem suas startups.

"Somos viciados em inovação e excelência. Obcecados por pensar grande. Fanáticos por performance. Nós assumimos a liderança, preparando pessoas para serem visionárias no mercado em que atuarem, pondo a mão na massa e fazendo acontecer. Não importa se você sabe ou não fazer alguma coisa, se você realmente quiser, você descobre como fazer. Sabemos que desafios ainda estão por vir e estamos ansiosos para resolvê-los", comentam.

Acesse as principais
Técnicas empreendedoras

Feito com  em Gramado
2019 ©Todos os direitos reservados