ABStartups e Google for Startups realizam, em Caxias do Sul, o primeiro evento do programa de comunidades de 2019


Estima-se que atualmente o Brasil tenha entre 10 e 15 mil startups em seu território e, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), instituição sem fins lucrativos que representa as startups brasileiras, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de startups, concentrando cerca de 897 negócios ativos. Diante desse cenário extremamente aquecido, a Associação irá promover, em parceria com o Google for Startups, o primeiro Startup.ON do ano, evento que será realizado na próxima sexta-feira (15), na OCA Brasil Innovative Hub, em Caxias do Sul.

O evento tem duração de um dia e proporciona palestras, painéis e sessões de mentorias e networking para todas as startups participantes. Durante a ocasião, o diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, e o coordenador de projetos do Google for Startups, Thales Bueno, irão falar sobre o programa de comunidades que as duas instituições irão realizar este ano.

De acordo com o diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, o objetivo do programa é conectar e fortalecer as diversas comunidades de startups fora do eixo das grandes capitais do Brasil, bem como continuar o trabalho de mapeamento dos atores do ecossistema de startups.

O Google for Startups, com o objetivo de expandir sua atuação para além de São Paulo, onde opera um espaço físico e aberto para startups, enxerga na parceria a possibilidade de criar condições para que empreendedores em quaisquer regiões do país tenham reais oportunidades de crescer e prosperar através do acesso aos seus produtos, expertise e conexões. “Por meio da parceria será possível apoiar mais de 20 comunidades de startups, de diferentes regiões do Brasil, atingindo um total estimado de 600 startups”, explica Ribeiro.  

“O meu sonho era colocar Caxias do Sul no mapa desse movimento, e isto está acontecendo. A cidade está surfando uma onda de protagonismo”, comemora o CCO da OCA Brasil, Danillo Sciumbata. Ele enfatiza que o evento é uma grande janela de oportunidades para as startups locais terem acesso às metodologias e ao “jeito Google de ser”.  

“O mercado começa a enxergar um novo jeito de se resolver problemas, e é disso que precisamos: mercado, disposição empreendedora, capacidade e talento das pessoas e acesso a programas sérios, como os da ABStartups e Google. Se juntarmos todos estes ingredientes em uma mesma forma, só vai sair coisa boa”, compara Sciumbata.

O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, conta ainda com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae RS e PiaR Comunicação. 

Acesse as principais
Técnicas empreendedoras

Feito com  em Gramado
2019 ©Todos os direitos reservados