8 startups que deram certo no Brasil


Investir esforços no mercado de tecnologia é apaixonante por dois motivos: primeiro, porque nos tira completamente da zona de conforto para nos colocar em uma realidade de incertezas; em segundo lugar, porque permite que façamos aquilo que precisa ser feito, do modo que acharmos que deve ser feito.

Por esse motivo, nós preparamos uma lista com 8 startups brasileiras que deram muito certo e estão consolidadas no mercado. O grupo de empresas separado por nós apresenta scale ups, projetos novos em ascensão e gigantes que já conquistaram clientes em diversos lugares do planeta.

Se liga:

NEON

A Neon é, certamente, a fintech que mais se desenvolve no Brasil quando o assunto é expansão e inovação. Em 2018, a startup cresceu sua base de 600 mil para 1,7 milhão de usuários, além de receber aporte de R$72 milhões, o maior Série A do segmento na época.

A startup conta com um time superior a 190 funcionários, além de ter entrado para a seleta lista das 250 fintechs mais promissoras do mundo de acordo com o CB Insights. O diferencial da Neon está em simplificar a vida financeira da pessoas por meio de uma experiência inovadora e um atendimento diferenciado. Para tornar isso possível, disponibilizam uma conta gratuita com benefícios, como o cartão de crédito sem anuidade. O sucesso se sustenta em um posicionamento claro e transparente, que reforça a relação de confiança com os clientes, mantendo os serviços sem a cobrança de taxas abusivas ou que o cliente não tenha conhecimento.

Esses detalhes fizeram da startup uma das principais escolhas de quem leva uma vida baseada no digital.

ROCK CONTENT

Chegando ao mercado entre os anos de 2013 e 2014, a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina é a grande líder do mercado. Além de contar com uma lista de quase duas mil empresas ativas como clientes, a plataforma de cursos lançada pela startup, a Universidade Rock Content, certifica em marketing de conteúdo um novo aluno a cada quinze minutos.

O objetivo da Rock Content é fornecer tudo que pode ajudar clientes a repensar o jeito de fazer marketing e vendas e obter resultados concretos, sem achismos ou preconceitos. Para isso, oferecem a produção de posts para blogs, e-books, consultoria em inbound marketing e marketing de conteúdo, além de conteúdo avançado, de acordo em com o mercado do cliente que atendem.

Em março de 2017, a empresa já havia anunciado faturamento recorrente de R$ 20 milhões ao ano. A tendência é de que o número tenha crescido bastante até aqui.

Para operar, eles utilizam um time interno de 300 pessoas, além de freelancers em todo Brasil. 

MAXMILHAS

A startup dispensa apresentações. Mas, se você ainda não conhece a empresa, a gente te explica como eles operam: o objetivo é ajudar pessoas no Brasil inteiro a voar. Para isso, eles emitem todas as passagens vendidas através de milhas compradas de clientes, barateando o custo de cada bilhete e proporcionando a experiência de viajar de uma forma mais barata.

No último dia 12 de dezembro, a MaxMilhas anunciou oficialmente a emissão da passagem de número de 2 milhões da história da companhia. O resultado, depois de poucos anos de trabalho (o projeto foi lançado em 2013), é a conexão de quem quer viajar por um valor mais baixo com pessoas que querem garantir uma grana extra e estão com milhas sobrando. Isso gera, diariamente, milhares de clientes em centenas de voos diferentes.

Ao longo destes 5 anos de operação, a empresa já ganhou o prêmio de Experiência do Cliente pela Reclame Aqui e, ainda em 2017, bateu a marca de 5 bilhões de milhas negociadas.

Incrível, né?

PIPERUN

A empresa nasceu nos anos 2000, quando começou a desenvolver sistemas para clientes da então agência digital dos sócios. A maioria deles estava focada aumentar a produtividade de equipes e processos internos. Durante esses primeiros 10 anos, foram mais de 1200 projetos de marketing digital e sistemas web atendidos, incluindo grandes empresas como Sodexo, RGIS, Junior Achievement Brasil, iFood, concessionários Ford, indústria farmacêutica e outros.

Em 2010, no entanto, surgia no mundo um conceito chamado Inbound Marketing, que rapidamente entrou no radar da empresa. Na procura por uma plataforma do tipo, encontraram a RD e se tornaram parceiros. Depois, testaram 87 ferramentas de CRM do mundo todo e não conseguiram ficar satisfeitos por completo. Surgiu então a ideia de criar um próprio para uso interno.

Com o passar do tempo, os clientes da empresa começaram a pedir para ver, testar, usar e comprar o novo produto, que acabou por entrar no mercado em 2015. Foi necessário um ano de desenvolvimento, mais um ano de beta testers para depois levarem ao mercado uma solução com o que havia de melhor.

Acabou que o PipeRun CRM de Vendas foi lançado em abril de 2017 e em menos de um ano atingiu mais de 200 clientes B2B. O crescimento, de lá para cá, se tornou ainda mais expressivo, transformando a marca num grande expoente da inovação no Brasil.

NELoGICA

A empresa atua no fornecimento de informações e no desenvolvimento de aplicações avançadas para o mercado financeiro. A flexibilidade de sua linha de produtos faz com que sua carteira de clientes seja formada por investidores individuais, institucionais, corretoras, bancos, empresas de capital aberto, fundações e consultorias. Através da criação de softwares inovadores, proporciona aos investidores um processo de tomada de decisão muito mais seguro, estruturado e preciso.

A Nelogica possui como maior característica o diferencial tecnológico, concentrando esforços em sistemas de análise, acompanhamento e negociação de ativos. Os softwares da marca têm hoje participação ativa em milhares de ordens de compra e venda geradas diariamente. Além disso, eles contam com um dos mais modernos parques tecnológicos do Brasil, formado por quatro datacenters localizados na cidade de São Paulo. Cada instalação possui redundância plena de linhas de dados, grupos-servidores e software, garantindo um altíssimo nível de disponibilidade.

Para completar, são uma empresa Endeavor e estão no mercado desde 2005. A ferramenta é tão eficaz que chega a aumentar a rentabilidade do investidor em até 40%, através de algoritmos que permitem a um investidor individual enxergar o que acontece abaixo da superfície do mercado, encontrando oportunidades não-óbvias de investimento.

OmiExperience

A startup defende que empresas mais prósperas geram contadores felizes e valorizados, resultando em um país melhor para todos. Faz sentido, né? A Omiexperience acredita que o empresário brasileiro é criativo, e com as ferramentas certas, pode ser praticamente imbatível. Por isso, se propõe a criar essas ferramentas, fomentando um ecossistema onde empreendedores, contadores e parceiros funcionam integrados.

A Omiexperience foi lançada em São Paulo, em 2013. Em menos de seis anos de mercado, são centenas de empresários e incontáveis parcerias e histórias de sucesso no portfólio da marca.

hotel urbano

A Hotel Urbano é outra empresa brasileira que dispensa qualquer tipo de apresentações. Isso porque, lá em 2011, foi uma das primeiras soluções a despontar no mercado nacional de turismo. Ao todo, são mais de 20 milhões de pessoas cadastradas no site da companhia, que registra mais de 12 milhões de fãs no Facebook , sendo líder do Brasil no quesito.

Recentemente, a empresa facilitou o nome da marca, reduzindo para Hurb. Nestes quase oito anos de história, foram quatro rodadas de investimentos,  No último mês de novembro, a startup foi tetracampeã no prêmio GPTW, que apontou as melhores empresas para trabalhar em 2018.

O mais legal na caminhada da Hurb, para nós, é a capacidade de se manter gigante depois de quase uma década em um mercado que recebe novas soluções todos os dias.

movile

Nós sabemos que a Movile é mais uma holding do que uma startup. Mas, ao mesmo tempo, é o grande expoente global da tecnologia brasileira. Entre as marcas que fazem parte do leque da empresa estão gigantes como iFood, Spoonrocket, SinDelantal, Mercadoni, Play Kids, Wavy, Rapiddo, Zoop e Maplink.

O mais assustador no crescimento da Movile (no bom sentido), é a visão global de crescimento da marca. O estilo de trabalho é o seguinte: depois que uma meta é batida, ela aumenta automaticamente, resultando em dias em que diversas marcas são batidas antes da meia noite. Isso explica o crescimento diário.

O impacto já é em mais de 100 países. Resumindo, eles são líderes em marketplaces móveis.

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